A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Sectur), classificou no último dia 30/06, o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes como Instância de Governança Regional (IGR), o que permite agora que Prados e as demais 23 cidades que compõe o grupo façam parte da Política de Regionalização do Turismo em Minas, que atualmente, inclui 47 IGRs.
Entre os requisitos para esta classificação, o circuito teve que comprovar sua sustentabilidade financeira, apresentar demonstração do resultado do exercício (DER) e o cálculo do índice contábil da entidade. Além disso, era necessário um mínimo de 5 municípios associados, não ter fins lucrativos, e claro, divulgar e promover sustentavelmente o turismo regional.
Desde que foi criado no ano 2000, o Circuito Trilha dos Inconfidentes tem atuado junto as prefeituras, artesãos, produtores rurais e empresários da região, sempre impulsionando de maneira relevante o turismo e a cultura dos municípios. A classificação obtida neste momento é mais um passo não apenas do circuito, mas sim de toda a economia e turismo da região.
Fonte: Prados Online